A FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) anunciou em meados de 2015 o projeto da Nova Plataforma da Cobrança, que tem como objetivo modernizar o processo de liquidação dos boletos bancários para trazer mais segurança e transparência aos pagamentos. Dentre as principais mudanças, está o fim do boleto sem registro.
O Boleto Simples já garante o cumprimento de todas as novas normas para emissão e registro de boletos:
-
Registro de boletos online: o Boleto Simples se conecta aos webservices dos bancos para trocar informações online para o registro dos boletos gerados.
-
Troca de arquivos remessa e retorno: todos os bancos precisam enviar os dados dos boletos emitidos, assim como as informações sobre os beneficiários, para uma base unificada. O Boleto Simples envia e recebe essas informações para o seu banco através dos arquivos de remessa e retorno.
-
Pagamento em qualquer lugar: como os boletos emitidos são registrados, não é mais necessário ir até o banco emissor para pagar um boleto vencido.
-
Redução de fraudes: o registro dos boletos em uma base unificada ajuda a reconhecer fraudes, e assim evitá-las. Isso é importante porque em caso de fraude, o beneficiário fica bloqueado de receber via boleto em qualquer banco.
-
Fim da 2ª via: com o registro dos boletos acaba a necessidade de emitir a 2ª via, já que boletos vencidos podem ser pagos da mesma forma.
-
Mais controle e segurança: o registro dos Boletos melhora na gestão da empresa, com a maior rastreabilidade e controle dos dados dos documentos.
As regras da Nova Plataforma de Cobrança já começaram a valer e a partir de Julho de 2018 se aplicarão para qualquer boleto emitido. O Boleto Simples te ajuda a se adequar e aproveitar todas as novas vantagens, sem dor de cabeça e garantindo os melhores benefícios para o seu negócio.